Perguntas Frequentes - Geral

Qual a aplicabilidade da tecnologia WG?

A tecnologia WG é aplicável apenas há iluminação. Alterar os parâmetros de alimentação de equipamentos de força motriz pode levar a um maior desgaste destes e, no limite, a um maior consumo.

Posso aplicar a tecnologia Wattguard a partir de que potência de iluminação?

Atualmente, podemos aplicar a tecnologia Wattguard em instalações com potência de iluminação igual ou superior a 10kW. Contudo, cada caso é um caso e é fundamental fazer uma análise cuidada não só à potência de iluminação instalada, como também ao perfil de utilização da iluminação.

O que é a tecnologia Wattguard?

O Wattguard (WG) é uma tecnologia inovadora de Otimizadores de energia para a iluminação, fabricada na Suécia pela Wattguard, AB., e desenvolvida no âmbito de uma patente industrial criada no sentido de maximizar os níveis de eficiência energética na iluminação tecnicamente mais estabilizada e frequente, a iluminação fluorescente.

A tecnologia Wattguard destina-se preferencialmente aos seguintes sectores de atividade:

  • Unidades fabris;
  • Instalações de armazenagem / logística;
  • Grandes superfícies comerciais;
  • Edifícios de saúde, administrativos e escritórios de grandes dimensões.

Apresentações:

 

Qual a potência dos equipamentos?

Os Wattguard são equipamentos trifásicos de 15kW / 22,5kW / 30,0kW / 45kW, constituídos por três transformadores metálicos de  5kW / 7,5kW / 10kW / 15kW, respetivamente.

Com que tecnologias de iluminação (T8, T5, LED, Vapor Sódio, Vapor Mercúrio, Iodetos Metálicos) é compatível o Wattguard?

O WG é compatível com a tecnologia de iluminação mais estável e frequente, T8, obtendo aqui uma performance máxima que pode ir até aos 45% de poupança. É igualmente aplicável em tecnologias de vapor de mercúrio, vapor de sódio e iodetos metálicos, obtendo níveis de poupança mais reduzidos na ordem dos 25 – 30%.

É aplicável apenas com balastros ferromagnéticos (BF) ou também com balastros eletrónicos (BE)?

Apenas com balastros ferromagnéticos conseguiremos obter poupanças. Contudo, em instalações onde existe um "mix” entre BF e BE nos circuitos de iluminação, está provado em laboratório (e igualmente em algumas instalações já efetuadas), que a aplicação do WG não terá qualquer impacto negativo nos BE, apenas não trará poupança.

Como é feita a instalação?

Os equipamentos são instalados a jusante do quadro elétrico (preferencialmente o QGBT). O WG será alimentado pelo quadro elétrico e, posteriormente, alimentará os circuitos de iluminação desse mesmo quadro e de outros que possam estar a jusante, mesmo que em quadros elétricos diferentes. Como? É criado um barramento no QGBT apenas com os disjuntores de iluminação e, nos outros quadros elétricos, são separados os circuitos de iluminação dos demais circuitos (tomadas, força motriz…) através da criação de um novo quadro elétrico.

Qual é o efeito da tecnologia nas lâmpadas que origina as economias de 40%?

O WG irá reduzir a tensão (V em volts), reduzir a corrente (I em Amperes) e corrigir o fator de potência (cosy), provocando assim um decréscimo na potência (P em kW), como podemos constatar através da seguinte fórmula:

P = V x I x cosy

A correção do fator de potência é muito importante pois vai reduzir a energia reativa do sistema.

As economias são iguais em todos os casos?

As economias estão dependentes da tecnologia de instalação, da potência de instalação e da tensão de alimentação do sistema.

O decréscimo de iluminação é muito significativo?

Não. O decréscimo de iluminação acontece, mas é praticamente impercetível, na ordem dos 10%. Isto porque a tecnologia Wattguard tem um efeito de turbo na lâmpada que otimiza os choques entre os eletrões e os átomos do gás que existe na lâmpada. Assim, com o WG conseguimos obter "ganhos reais” superiores a 30%, ao passo que em outras tecnologias de iluminação tal não acontece.

Quais são as mais-valias da tecnologia Wattguard?

  • Melhoria de 25% a 40% na eficiência energética da iluminação;
  • Instalação única sem necessidade de intervenção nas luminárias existentes;
  • Aumento do tempo de vida das lâmpadas e redução de custos de manutenção;
  • Melhor relação lúmen/watt (quando comparada com outras tecnologias de iluminação);
  • Rápido retorno de investimento (inferior a 2,5 anos);
  • Possibilidade de Aluguer Operacional (Wattguard Renting).

Qual a eficiência da tecnologia Wattguard?

Tecnologia
Potência
Lumen
Efficiency (lm/W)
T8 (traditional)
58 (64)
5.200
90
T5 (HE)
35 (42)
3.300
94
T5 (HO)
49 (58)
4.300
88
LED (Philips)
24
2.150
90
T8 + Wattguard
35 (39)
4.530
116

Em que consiste o aluguer operacional?

Por ser de fácil instalação, a tecnologia WG permite ao cliente usufruir de um serviço sem necessidade de realizar um investimento inicial. Temos vários parceiros financeiros, entre os quais a Grenke, que estão disponíveis para elaborar contratos de Renting a 3 / 4 / 5 anos. No aluguer operacional o contrato será "tripartido”, ou seja, a Grenke compra o equipamento à Wattguard, o cliente assina contrato de Renting com a Grenke e a Wattguard assina compromisso de garantia de poupança com o cliente. Assim, o risco para o cliente é praticamente reduzido a zero. É igualmente importante referir que as poupanças serão sempre superiores ao valor da renda, normalmente 20% superiores.

Qual o preço da tecnologia?

O preço da tecnologia pode variar entre os 7.000 e os 10.000€, com payback inferior a 2,5 anos. Contudo, devido à enorme diversidade de sistemas elétricos existentes, um preço mais real e ajustado é dado após visita técnica.

Como posso constatar as poupanças da tecnologia Wattguard?

O WG é instalado em série com o sistema e dispõe de um dispositivo de Bypass onde se conseguem medir, instantaneamente, as poupanças através de medições com um analisador de energia.

Qual é o procedimento comercial?


voltar